"QUALQUER UM PODE JULGAR UM CRIME TÃO BEM QUANTO EU, MAS O QUE EU QUERO É CORRIGIR OS MOTIVOS QUE LEVARAM ESSE CRIME A SER COMETIDO." (CONFÚCIO)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Notícias do Senado: "Sarney vai propor realização de plebiscito em outubro sobre desarmamento"


"Após reunião com líderes partidários, o presidente do Senado, José Sarney, informou que apresentará, ainda nesta terça-feira (12), proposta para a realização de um plebiscito nacional a fim de que a população responda à seguinte pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Segundo Sarney, a proposta recebeu apoio dos líderes presentes e será apresentada em forma de projeto de decreto legislativo. De acordo com o senador, se o Congresso aprovar o projeto, nova consulta popular sobre o tema será realizada no primeiro domingo de outubro deste ano.
Sarney explicou ainda que a resposta a esse plebiscito permitirá ou não ao Legislativo modificar o Estatuto do Desarmamento para proibir o comércio de armas.
- Todos os líderes estiveram de acordo em apoiar o projeto que vou apresentar hoje estabelecendo, para o primeiro domingo do mês de outubro, um plebiscito, não um referendo, porque o referendo seria para nós aprovarmos uma coisa que já existe; o plebiscito é para consultar se nós podermos ou não modificar a lei que já existe - explicou.
Para o presidente do Senado, a decisão popular no referendo realizado em 2005, em que mais de 60% da população rejeitou a proibição da venda de armas e munição, foi um erro.
- Acho que foi um erro e a população foi induzida a erro. Estamos verificando que a venda de armas no país de nenhum modo alcançou o que julgavam, que ia garantir a segurança do cidadão. Pelo contrário, torna mais vulnerável porque cada um que tem arma passa a ser objeto de procura dos bandidos - afirmou.
Segundo Sarney, a proposta tramitará em regime de urgência na Casa. Para ser apresentado, o projeto depende de 27 assinaturas, que estão sendo recolhidas. Se for aprovado pelo Senado, o texto ainda será submetido à apreciação da Câmara dos Deputados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário